10.500 livros, divididos em sete títulos inéditos, compõem o canto novo da Coleção Galo Branco

Screenshot_4

“Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro. Os demais são extensões de seu corpo. O microscópio e o telescópio são extensões da visão; o telefone uma extensão da voz e finalmente temos o arado e a espada, ambos extensões do braço. O livro, porém, é outra coisa. O livro é uma extensão da memória e da imaginação.”
Jorge Luis Borges

10.500 livros, divididos em sete títulos inéditos, serão lançados em cinco cidades do interior do estado de São Paulo, de maio a dezembro de 2015, integrando a coleção “Galo Branco”, projeto contemplado pelo Edital nº 34/2014 do Programa de Ação Cultural (ProAC) “Concurso de Apoio a Projetos de Publicação de Livros – coleção de obras inéditas – no Estado de São Paulo”.

Os sete título inéditos que compõem a coleção são escritos por autores jovens do interior do estado de São Paulo. São eles: Pedro Spigolon, Sarah Valle, Augusto Meneghin, Ana Júlia Carvalheiro, Jefferson Dias, Anderson Kaltner e Danilo Carandina, naturais das cidades de Campinas, Ribeirão
Preto, Sorocaba, Araras e São Carlos. Neste sentido, a Coleção Galo Branco responde a uma crescente demanda no interior do estado de São Paulo por editoras dispostas a publicar novos autores, sem que estes tenham que arcar, como quase sempre acontece, com os custos da publicação.

Sem título

Nas cidades onde nasceram os autores, acontecerão os lançamentos das obras com a presença
de cada um deles em saraus abertos e gratuitos – onde os livros serão distribuídos a preços populares – programados com o intuito de estreitar a relação entre autores e leitores. Leitores que, por sinal, cada vez mais diminuem quando se fala em gêneros como poesia, literatura infantil, contos e novela, justamente os gêneros que serão contemplados nessa Coleção.

Do total dos livros que integram a Galo Branco, 20% serão distribuídos gratuitamente para as Bibliotecas do Estado de São Paulo, através do SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas, e 40% serão doados para os autores. Outros 40% estarão disponíveis para compra pela internet a preços populares de até R$ 10,00. Também será disponibilizada gratuitamente para download, ao final do projeto, toda a coleção no formato e-book.

download

A realização e concepção da Coleção Galo Branco é da Editora Medita, uma pequena editora independente que atua no mercado editorial há mais de dois anos. A editora está sediada em Campinas, mais especificamente no distrito de Barão Geraldo. Sua linha editorial se divide em literatura contemporânea, traduções inéditas, artes visuais e teses acadêmicas na área de educação, história e teoria literária. A editora possui em seu catálogo uma revista semestral de literatura e artes visuais, intitulada “euOnça”, que já está na elaboração do seu terceiro número; uma revista de música eletroacústica chamada “Linda!”, e uma revista de literatura iberoamericana, “yoJaguar”.

Além dos sete lançamentos previstos, também será realizado um último lançamento na sede da Editora Medita da coleção completa Galo Branco.

Diante da diversa e, muitas vezes, desconhecida produção literária contemporânea, a Coleção Galo Branco entoa um canto novo, ávido em ouvir e se fazer ouvir, um canto que se propaga a partir dos interiores, a partir dos começos expandidos para longe. Um canto constante em sua inconstância, que tira sua ainda não vista força de um lugar, talvez o único, onde hoje se pode encontrar um verdadeiro espaço de pensamento, reflexão e relação: a experimental literatura contemporânea.

galo branco

[…] Movendo-se e sendo ele mesmo,
Lerdo e indisputado,
E espantosamente ali, ó estoico!

Vagando no lento triunfo de sua própria existência,
Tocando o sino inaudível de sua presença no caos,
E arrogantemente a morder a grama.

Sim,
Arrogantemente.

(D.H. Lawrence, “Relacionamentos da família tartaruga”)

Um comentário sobre “10.500 livros, divididos em sete títulos inéditos, compõem o canto novo da Coleção Galo Branco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s